Fluorose dentária: o que é, quais são os efeitos e como tratar

Por Odonto em 28 de Julho de 2017
fluorose dentaria

Muita gente não sabe, mas grande parte das manchas que aparecem nos nossos dentes podem ter um motivo em comum: fluorose dentária.  A fluorose dentária são manchas causadas pelo excesso de flúor no esmalte dos dentes.

Isso ocorre porque, apesar do flúor ser benéfico para os dentes na maioria dos casos, é comum também que as pessoas excedam as doses recomendadas e necessárias para ajudar a combater as cáries, causando a fluorose dentária. Com isso, aparecem manchas na superfície dos dentes, de tons que variam entre o branco e o marrom claro, deixando também o dente mais opaco que o normal.

A fluorose dentária tem se tornado um problema cada vez mais comum, principalmente pelo fato de que cerca de 90% dos produtos de higiene bucal hoje em dia contém flúor.  Além disso, em grande parte das principais cidades do mundo e principalmente na América e na Ásia, a água encanada também tem flúor, aumentando ainda assim a dose consumida pela população.

De qualquer forma, a fluorose dentária ainda é uma condição que tem as crianças como as mais afetadas, principalmente antes dos seis anos de idade.  Na época de transição entre os dentes decíduos, os chamados dentes de leite, para os permanentes, a chamada dentição mista, é comum ver manchas nos novos dentes que nascem.

No entanto, a flurose dentária não tem grandes consequências para quem sofre dela. Os males da fluorose são somente estéticos, já que o excesso de flúor não deixa os dentes mais fracos e nem provoca nenhum tipo de complicação para a saúde.

De qualquer forma, uma vez manchados, os dentes não voltam naturalmente à sua coloração natural.  Por isso é melhor se prevenir e evitar a flurose dentária. Para as crianças, é recomendável fazer a escovação usando cremes dentais sem flúor ou usando menos creme dental e evitar outros produtos que tenham o flúor em sua composição.

No caso de quem já está com flurose dentária e deseja trata-la, em casos leves os dentistas geralmente utilizam o método da microabrasão, onde se faz um leve desgaste do esmalte dos dentes quimicamente até atingir uma camada com a coloração natural. Já em casos mais graves, com manchas mais marrons, o clareamento pode ser o único método possível para eliminar a fluorose dentária.

 

Para proteger os pequenos, a Odontoprev tem o plano perfeito: Programa Dente de Leite que acompanha a dentição de seus filhos com especialistas em odontopediatria desde o primeiro ano de vida.

E para quem já não é mais criança, o Plano Dental Estética é perfeito para cobrir este e diversos outros tratamentos para alcançar um sorriso perfeito.

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.