Bichectomia: o novo procedimento da moda e como funciona

Por Odonto em 01 de Agosto de 2017
bichectomia

As cirurgias plásticas têm se tornado procedimentos cada vez mais populares nas últimas décadas e, como sempre, há um procedimento em alta atualmente. Esse procedimento é a bichectomia.

 

O que é bichectomia?

A bichectomia nada mais é do que uma intervenção cirúrgica para retirar um corpo de gordura que todas as pessoas apresentam na parte interna das bochechas. Conhecida tecnicamente como Lipoplastia Facial, a bichectomia tem o objetivo de afinar e alongar o rosto, e consiste na retirada de uma estrutura anatômica que nada mais é do que um tecido gorduroso, situado dentro das bochechas e conhecido como as Bolas ou Corpo Gorduroso de Bichat (leva o nome de um anatomista francês, Marie François Xavier Bichat, que descreveu esta estrutura anatômica da face em 1802).

Além da finalidade estética, a bichectomia também é indicada para casos onde o paciente sofra com importantes traumas de mordida na mucosa da bochecha.

Nos últimos anos, a bichectomia se tornou famosa após grandes celebridades mundiais como Angelina Jolie, Kim Kardashian e Megan Fox passarem pelo procedimento.

 

Como funciona a bichectomia?

retirada das Bolas de Bichat é um procedimento tranquilo, feito geralmente sob anestesia local e que não costuma demorar mais de uma hora. O tecido gorduroso das bochechas é retirado através de um pequeno corte na parte interna da boca, que logo é suturado com pontos comuns.

O pós-operatório da bichectomia é semelhante ao de quem retira um dente do siso: evitar alimentos duros e quentes, com alimentação líquida e pastosa por alguns dias e de preferência gelados (no primeiro dia após a cirurgia) e repousar.

Possíveis riscos

 A técnica de bichectomia ainda é considerada relativamente nova e é ainda motivo de debate entre os profissionais da área, já que ainda não se sabe muito sobre suas possíveis consequências e riscos.

O risco mais considerável descoberto até o momento no entanto é o estético, já que a região das bochechas costuma perder gordura naturalmente com o envelhecimento e a realização da bichectomia pode evidenciar ainda mais o envelhecimento facial com o passar dos anos. 

Mas o que na verdade preocupa os dentistas é a banalização das cirurgias plásticas odontológicas. Por isso, antes de realizar uma bichectomia ou qualquer outro tipo de procedimento estético odontológico consulte seu Cirurgião-Dentista e informe-se sobre as possíveis consequências e riscos desse procedimento.

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.