Os riscos de roer a unha e mastigar objetos

Por Odonto em 04 de Agosto de 2017
roer unha

Roer a unha pode parecer um hábito inofensivo e inclusive muito comum, já que cerca de 30% das pessoas o faz em algum momento da vida. Ainda assim, esse hábito pode trazer grandes consequências para a sua saúde bucal.

Isso porque roer unha é um hábito que exerce uma grande pressão sobre os dentes, podendo desgastar, lascar e até causar fissuras.

Outro problema de roer as unhas é que nossas mãos passam praticamente o tempo todo em contato com alguma coisa. Isso aliado ao fato de que as unhas em si já acumulam sujeira faz com que o hábito de roer as unhas possa fazer com que a pessoa leva à boca milhares de bactérias e até vírus. Isso deixa o corpo vulnerável não só a problemas de saúde bucal, mas também a problemas respiratórios ou gastrointestinais, como gripe ou infecções estomacais.

Quase sempre relacionado à ansiedade, o hábito de roer as unhas pode ser corrigido com ajuda de um psicólogo, mas na maioria dos casos pode ser controlado usando métodos caseiros para inibir o hábito, como passar pimenta ou alguma substância com sabor ruim nas unhas, por exemplo.

O hábito de roer coisas pode ser ainda pior quando acontece com objetos do dia-a-dia, como canetas, palitos, já que esses objetos são mais duros e podem causar danos e lacerações ainda maiores ao esmalte dentário e aos tecidos da boca.

 

Conheça os Planos que a OdontoPrev tem a oferecer e não fique desprotegido.

Clique aqui e conheça!