Vida após o aparelho: veja todos os cuidados necessários depois da retirada do aparelho fixo

Por Odonto em 01 de Agosto de 2017
vida apos aparelho

O dia da retirada do aparelho fixo

A retirada do aparelho fixo pode ser um dia importante, mas ainda não representa a etapa final do tratamento, para garantir de vez o sorriso tão desejado. Após retirar os bráquetes e os fios do aparelho fixo, é necessário fazer um molde no consultório para que o dentista, a partir do modelo de gesso que é a réplica dos dentes, prepare e confeccione o aparelho de contenção.

 

O que é o aparelho de contenção e para que serve?

A instalação do aparelho de contenção faz parte de todo o tratamento ortodôntico e é um procedimento temporário, que  tem a função de manter os dentes na posição em que estavam no momento em que o aparelho fixo foi removido da boca, uma vez que os dentes tendem a voltar à posição original de antes do início do tratamento. O nome deste problema é chamado pelos dentistas de “recidiva ortodôntica”.

O  formato deste tipo de aparelho pode variar, desde algo parecido a um aparelho móvel, utilizado apenas para a arcada superior até um simples fio de aço, que é colado com um pouco de resina na parte de trás apenas dos dentes incisivos inferiores (dentes de baixo, da frente), evitando que estes dentes entortem sozinhos. Para a arcada inferior, este fio de aço que fica colado na parte de trás dos dentes da frente parece um aparelho fixo, e pode ser mantido por tempo indeterminado, conforme indicação do dentista, se necessário.

Portanto, o tempo e o tipo de aparelho de contenção dependem de cada caso. O período de contenção pode variar de um a dois anos após a retirada do aparelho fixo, ou ser indicado pelo dentista para ser utilizado por tempo indeterminado, que é o caso das contenções fixas em algumas situações.

 

Cuidados necessários após a retirada do aparelho

Muita gente não leva esta etapa final do tratamento ortodôntico tão a sério. Entretanto, a contenção é o que “segura” e garante todo o resultado do alinhamento dos dentes, após todo o tempo de tratamento já realizado. Caso não seja utilizado ou negligenciado, no futuro, pode ser que o uso do aparelho seja necessário novamente, uma vez que os dentes alinhados ao final do tratamento ortodôntico tendem a voltar ao que era antes de colocar o aparelho, claro que em um grau muito menor.

Por isso é importante  retornar sempre às consultas agendadas pelo ortodontista responsável pelo tratamento para que ele possa acompanhar o funcionamento da contenção após a finalização do caso, fazer alterações se necessárias e logo determinar o momento ideal para sua retirada.

Como sempre, a boa higienização e as visitas de rotina são de fato a forma correta de cuidar dos dentes e evitar problemas maiores para a sua saúde bucal, garantindo os resultados obtidos com o uso do aparelho.

 

Na OdontoPrev, quem tem os Planos Dental Orto e Dental VIP contam com acompanhamento ortodôntico especializado, desde o planejamento, colocação e até após a retirada do aparelho, com toda as manutenções mensais inclusas, sempre com cobertura em caso de emergências odontológicas.

 

Ainda não conhece os planos da OdontoPrev?

Clique AQUI e conheça todas as opções que a OdontoPrev tem para você e sua família.