Aparelho fixo: o que tenho que fazer antes de colocar

Por Odonto em 04 de Agosto de 2017
aparelho fixo

O aparelho fixo é um tratamento ortodôntico complexo e que para ter sucesso precisa que o paciente tenha a boca em ordem e evite outros problemas bucais durante o tratamento.

Justamente para evitar problemas ainda maiores, existe uma série de condições que os ortodontistas costumam impor aos pacientes antes da colocação do aparelho.

A realização de exames de radiografia costuma ser a primeira dessas exigências. Isso porque uma radiografia panorâmica da boca é ideal para analisar a situação e a posição de cada dente e também verificar se existe algum caso de cárie no paciente.

Colocar aparelho com alguma cárie é algo completamente contraindicado e também contraprodutivo.Isso porque a cárie pode causar sérios danos aos dentes e por isso deve ser tratada antes de colocar o aparelho, já que fazer a restauração ou obturação de uma cárie com o aparelho seria algo bem mais complicado para o dentista.

Já para o paciente, o aparelho também complica a higienização, então é melhor deixar tudo em dia antes de possivelmente dificultar ainda mais a limpeza com a estrutura de um aparelho fixo no meio.

Outro problema que pode ser detectado facilmente em uma radiografia é a presença de dentes inclusos, ou seja, dentes que ainda não nasceram. Esses dentes costumam fazer pressão sobre os outros dentes, então é importante lidar com eles antes para facilitar o trabalho do aparelho depois. Geralmente, a extração é o tratamento mais indicado para esses dentes, já que ele muitas vezes não tem função na boca e também não erupcionarão por conta própria.

Além das cáries e dos dentes inclusos, as doenças periodontais como a gengivite e a periodontite também são um empecilho para a colocação do aparelho fixo, já que é necessário antes de tudo garantir a firmeza e a integridade dos tecidos da boca, porque o aparelho precisamente trabalhar fazendo força sobre essas áreas e geralmente já causa inchaço e inflamações nessas área.  Infecções e inflamações mais fortes na gengiva podem atrasar e até comprometer todo o tratamento ortodôntico em andamento.

 

O Plano Dental Orto da OdontoPrev conta com o acompanhamento ortodôntico especializado, desde o planejamento, colocação e até após a retirada do aparelho, com toda as manutenções mensais inclusas, sempre com cobertura em caso de emergências odontológicas.

 

Clique AQUI e conheça outras opções que a OdontoPrev tem para você e sua família.