Aparelho: Que tipo de alimentos evitar

Por Odonto em 28 de Julho de 2017
alimentos ruins para quem usa aparelho

Quem usa aparelho fixo precisa ter uma série de cuidados especiais para não atrapalhar o tratamento e também cuidar das outras questões da saúde bucal.

Por isso, além de uma escovação cuidadosa, do uso do fio dental e de visitas periódicas para ajuste e manutenção do aparelho, é necessário também que o paciente tome cuidado com os alimentos que ingere.

Alguns alimentos podem ficar presos na estrutura do aparelho e prejudicar o tratamento. Outros são de difícil limpeza e podem causar cáries, placa bacteriana e se o usuário não conseguir eliminá-los.

 

Veja abaixo alguns dos vilões para quem usa aparelho:

Chiclete e balas mastigáveis

Alimentos como estes costumam ficar presos e colados nos bráquetes e no fio do aparelho e o açúcar que eles contêm é prejudicial aos dentes, podendo gerar cáries. Além disso, eles também podem causar dor aos pacientes ao serem mastigados, principalmente no começo do tratamento ou após a manutenção do mesmo.

Grãos e sementes

Outro tipo de alimento que pode causar prejuízo para quem usa aparelho são os grãos. Castanhas, amendoim, nozes, passas, milho de pipoca, assim como vários outros, são alimentos que são quebradiços e que podem deixar pequenos pedaços armazenados entre os bráquetes e entre os dentes que prejudicam a saúde bucal do paciente a longo prazo.  Sementes de frutas como melancia e kiwi também podem ter o mesmo efeito.

Alimentos fibrosos

Os usuários de aparelho também podem ter problemas com algumas verduras e frutas, como manga, jaca e couve, que são muito fibrosos. Seus fiapos podem ficar entrelaçados no fio ou nos bráquetes do aparelho e dificultar ainda mais a limpeza dos dentes. 

Alimentos com corantes

Além de já mancharem os dentes de qualquer pessoa, os alimentos com corantes são um problema ainda maior para quem usa aparelho, já que podem deixar uma marca em torno da resina que é utilizada para colar os bráquetes nos dentes.

Independente do alimento, os usuários de aparelho têm que ser cuidadosos na hora de comer e também na hora de fazer a sua higiene bucal. 

Além de evitar os alimentos já citados, é bom sempre cortar os alimentos em pedaços menores e tentar mastigar mais com os dentes traseiros, mais resistentes e menos susceptíveis às dores causadas pela tensão do aparelho.

 

Na OdontoPrev, quem quiser colocar aparelho têm direito a acompanhamento completo e especializado durante todo o tratamento, desde a colocação até o alinhamento dos dentes no Plano Dental Orto.

 

Acesse e saiba mais sobre os diferentes planos que a OdontoPrev oferece para você e sua família.