A saúde bucal dos bebês: Qual é a hora certa de começar se preocupar com os dentes de seu filho

Por Odonto em 28 de Julho de 2017
saude bucal dos bebes

A saúde bucal é uma das coisas que mais preocupam os pais nos primeiros anos de vida de uma criança. Mas qual é a hora certa de começar a levar seu filho ao dentista? Que cuidados os pais devem ter desde o início?

Existe uma série de orientações dos dentistas em relação aos primeiros cuidados que devemos ter em relação à saúde bucal dos bebês.

A maioria dos especialistas recomenda que a primeira visita ao dentista seja feita quando os primeiros dentes começam a nascer. Essas primeiras visitas são importantes não só para os bebês, como também para os pais, que assim podem tirar suas dúvidas sobre questões como escovação, uso da chupeta e da mamadeira, alimentação, etc.

O que devo fazer antes disso?

Os primeiros dentes de um bebê aparecem por volta dos seis meses de idade e o restante dos dentes de leite nasce geralmente até os 3 anos.

O nascimento dos primeiros dentes costuma causar irritação e sensibilidade nas gengivas dos bebês. Para cuidar disso, os pais podem têm diversas alternativas, entre elas o mordedor, que pode ser resfriado na geladeira para ajudar a aliviar a irritação, e a chupeta. Massagens na gengiva feitas com o dedo também costumam aliviar a sensação de irritação dos bebês. 

Como deve ser os cuidados nesse período?

É muito importante cuidar dos dentes de leite de uma criança. Sim, claro, eles vão cair no futuro, mas até lá eles terão uma função importante a partir do fim da amamentação e o início da alimentação e da mastigação. 

Antes dos dois anos de idade, não é recomendável fazer a escovação com creme dental, já que a maioria das crianças dessa idade acaba engolindo a pasta ao invés de cuspi-la, o que pode causar problemas estomacais. 

Apesar disso, é sim recomendada a escovação a partir do nascimento dos dentes, sempre que com a escova de dente e o creme dental apropriados para cada idade.

Um bebê pode ter cáries nos dentes?

Sim. A partir do momento em os dentes nascem, eles já estão expostos a substâncias que contém açúcar, como o próprio leite, e por isso os bebês podem sim sofrer com as cáries.

O ideal é fazer a limpeza da gengiva e dos dentes de seu bebê após o consumo dessas substâncias. Isso pode ser feito com um pano ou gaze umedecidos.

Qual é o acompanhamento indicado?

É ideal que crianças tenham a supervisão de um odontopediatra nos primeiros anos de vida.  Com o Programa Dente de Leite OdontoPrev, seus filhos contam com acompanhamento especializado do nascimento até os 7 anos de idade, além de cobertura no caso de traumas e emergências.

 

Não conhece o Programa Dente de Leite OdontoPrev?

 

Clique aqui, confira as principais coberturas e garanta já a saúde bucal dos seus filhos.