Chupeta e dedo: os males que a sucção não-alimentar pode ter para seus filhos

Por Odonto em 04 de Agosto de 2017
chupeta e chupar dedo

Entre as várias dúvidas que os pais costumam ter na hora de cuidar da saúde bucal dos seus filhos pequenos uma das mais frequentes é sobre a chupeta e o hábito de chupar o dedo.

Como começa

A chupeta e o dedo são hábitos que a criança cria por sentir uma necessidade de sucção. Essa sucção naturalmente já é feita na amamentação e somente isso é suficiente para criar o hábito da sucção e desenvolver os músculos e os movimentos necessários. E por isso que os especialistas recomendam evitar a chupeta e dar exclusividade à amamentação pelo menos até os seis meses de idade.

A partir daí, ainda assim, o melhor é que a criança não utilize a chupeta, nem muito menos sugue o dedo. Isso porque a chupeta e o hábito de chupar o dedo podem causar diversos problemas de oclusão e alterações na arcada dentária, como mordida aberta, mordida cruzada ou mordida profunda, além de poder deixar mais flácidos os músculos dos lábios e da língua, o que pode afetar a fala e a mastigação. 

Recomendações

Caso seja inevitável, o ideal é que seja feito o uso de uma chupeta com o chamado bico ortodôntico ou fisiológico, já que esse tipo de modelo tem um formato mais parecido ao bico do seio e permitem um melhor posicionamento da língua do bebê.

Mesmo assim, é bom evitar o uso da chupeta durante o dia e dar a chupeta à criança somente à noite ou na hora da soneca para não incentivar o hábito.  

Além disso, alguns outros cuidados também devem ser tomados, como fazer a higiene correta da chupeta, sempre que possível esterilizando em água fervendo entre usos, e a escolha da chupeta correta de acordo com a idade da criança. 

Chupetas da escudo côncavo encaixam melhor e são mais confortáveis para o bebê, mas o mais importante é que sejam sem argola, para evitar que a criança puxe-a e force os dentes. Paninhos e fraldas amarradas na argola também produzem o mesmo efeito e só ajudam a entortar os dentes.

 

Como tirar

O ideal é que a chupeta seja removida até os dois anos, sendo primordial que a retirada aconteça antes dos três anos de idade. Uma opção para facilitar o processo pode ser retirar a chupeta quando a criança dorme.

De qualquer maneira, somente um odontopediatra pode acompanhar cada caso e dizer quais são a forma e o momento ideal para dar fim à chupeta e ao hábito de chupar dedo.

 

É ideal que crianças tenham a supervisão de um odontopediatra nos primeiros anos de vida. Com o Programa Dente de Leite OdontoPrev, seus filhos contam com acompanhamento especializado do nascimento até os 7 anos de idade, além de cobertura no caso de traumas e emergências.

 

Não conhece o Programa Dente de Leite OdontoPrev?

Confira NO LINK as principais coberturas e garanta já a saúde bucal dos seus filhos.