Mordida profunda: o que é, quais são as causas e como tratar

Por Odonto em 27 de Julho de 2017
mordida profunda

A mordida profunda é um dos problemas ortodônticos mais comuns, principalmente em crianças. Apesar disso, muitas pessoas notam esse problema quando se veem no espelho, mas poucos sabem exatamente do que se trata.

 

O que é mordida profunda?

Também conhecida como sobremordida, a mordida profunda é um dos tipos de má oclusão e ocorre quando os dentes da arcada superior cobrem totalmente ou de maneira exagerada os dentes inferiores, impedindo que estes sejam vistos.

O maior indicador de que alguém tem mordida profunda é quando os dentes inferiores têm mais de um terço de seu tamanho coberto pelos dentes superiores.

 

Possíveis complicações

Mas quem pensa que a mordida profunda é somente um problema estético, está muito enganado. Se não for tratada a tempo, a mordida profunda pode causar sérios danos aos dentes, à musculatura e às articulações. 

Em caso de crianças e adolescentes, quando a face ainda está em crescimento, o paciente também pode ter sérios problemas na mandíbula, já que a mordida profunda “trava” esse osso e prejudica seu desenvolvimento correto, podendo também afetar suas articulações.

Além disso, a mordida profunda também pode trazer problemas à gengiva dos dentes superiores e ao palato, o famoso céu da boca, já que se a mordida estiver muito desregulada os dentes inferiores podem até chegar a encostar e causar atrito e até feridas nessas regiões.

 

Causas da mordida profunda

Existem diversas causas que podem levar à mordida profunda, incluindo até o fator genético. O desenvolvimento irregular dos ossos maxilares ou a perda de dentes posteriores podem afetar o crescimento da mandíbula e levar à sobremordida.  Uma musculatura facial muito forte também pode causar problemas nos dentes posteriores e levar ao mau desenvolvimento da mandíbula.

Outra causa comum da mordida profunda é a extrusão de dentes. Isso é quando o dente se move excessivamente para fora do osso e deixa de tocar com o seu antagonista, no caso, o mesmo dente na arcada contrária.

 

Como tratar mordida profunda

O tratamento ideal para cada caso de mordida profunda está diretamente ligado à causa. Por isso é necessária a análise de um especialista em ortodontia para poder definir como tratar corretamente a sobremordida em cada caso.

Na maioria dos casos, a mordida profunda pode ser tratada com o uso de aparelho, fixo ou móvel, dependendo de cada caso. Para alguns pacientes, no entanto, podem ser necessários algum tipo de intervenção cirúrgica.

 

Aqui na OdontoPrev você encontra o Programa Dente de Leite que acompanha a dentição de seus filhos com especialistas em odontopediatria, desde o primeiro ano de vida até os 7 anos completos.

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.