Dentes de leite: Como cuidar dos primeiros dentes dos nossos pequenos

Por Odonto em 28 de Julho de 2017
dentes de leite como cuidar

Os dentes de leite são os primeiros dentes que temos e que nascem entre os seis meses e os três anos de idade. A partir dos seis anos, começamos a substitui-los pelos dentes permanentes. Mas nem por isso devemos deixar de cuidar da sua higienização e seu desenvolvimento.

Especialistas recomendam que a primeira visita ao dentista seja feita depois da erupção do primeiro dente de leite e antes de completar um ano. Depois disso, as visitas devem se tornar mais frequentes a partir dos dois anos, para que o dentista possa acompanhar o desenvolvimento não só dos dentes, como também da boca e da estrutura facial da criança.

Cuidados iniciais

Mesmo ainda com os dentes de leite, muito importante incentivar seus filhos a cuidar da saúde bucal logo nos primeiros anos de vida. Assim, criarão mais facilmente hábitos saudáveis e terão menos problemas bucais no futuro.

Escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, usar fio dental e ir ao dentista com frequência são alguns dos ensinamentos mais importantes nesse período.

Higienização e cuidados

É ideal que se comece a escovar os dentes de uma criança desde que surge o primeiro dente de leite, geralmente por volta dos seis meses de idade. A partir dos dois anos, é recomendado o uso de creme dental, para reforçar a carga de flúor e fortalecer os dentes, mesmo que de leite, já que eles serão substituídos pelos dentes permanentes somente a partir dos seis anos de idade.

 

Quantos dentes de leite uma criança deve ter?

Os dentes de leite, conhecidos tecnicamente como dentes decíduos, são um conjunto de 20 dentes. O ideal é que esses 20 dentes nasçam até os três anos de idade. Logo, estes dentes de leite serão substituídos por 32 dentes permanentes conforme o crescimento e desenvolvimento da criança e de sua boca.

 

O que devo fazer quando os dentes de leite amolecem?

Na maioria dos casos, os dentes de leite de uma criança começam a ser substituídos pelos dentes permanentes a partir dos seis anos. É importante deixar que as próprias crianças cuidem dos dentes no momento da queda. Assim, elas têm mais controle e isso pode ajudar a diminuir a sensação de dor.

Qual é o acompanhamento indicado?

É ideal que crianças tenham a supervisão de um odontopediatra nos primeiros anos de vida. 

 

Com o Programa Dente de Leite OdontoPrev, seus filhos contam com acompanhamento especializado do nascimento até os 7 anos de idade, além de cobertura no caso de traumas e emergências.

Não conhece o Programa Dente de Leite OdontoPrev? Confira NO LINK as principais coberturas e garanta já a saúde bucal dos seus filhos.