Tratamento de canal: passo a passo

Por Odonto em 31 de Julho de 2017
passo a passo do tratamento de canal

O tratamento de canal é um dos procedimentos mais conhecidos e também mais frequentes no mundo da odontologia. Mas poucas pessoas sabem exatamente do que se trata e como funciona.

O tratamento de canal é o procedimento usado para retirar tecido infectado da polpa, parte interna do dente. Isso ocorre geralmente no caso de cáries em estágio avançado ou de fortes traumas.

Antigamente, em casos onde a polpa já estivesse infectada, o tratamento mais utilizado era a extração do dente.  Com o tempo, surgiu o tratamento de canal, onde se penetra o dente e retira somente o tecido infectado, evitando assim maiores danos à saúde bucal em geral. 

Mas, entre as muitas pessoas que têm medo de dentistas e procedimentos odontológicos, o tratamento de canal continua sendo um dos mais temidos. O que muito não sabem é que, com os avanços tecnológicos, o tratamento de canal tem se tornado um procedimento cada vez mais preciso e menos invasivo.

 

Veja abaixo como funciona o passo a passo de um tratamento de canal hoje em dia:

Anestesia

O tratamento de canal é feito com o uso de anestesia local. O procedimento é feito via venal, ou seja, com pequenas injeções na gengiva, próxima a base dos dentes. Alguns dentistas utilizam ainda pomadas anestésicas para diminuir a sensação da picada

Abertura da coroa

Para poder chegar até o lugar afetado, o dentista utiliza uma broca de obturação para entrar pela coroa, parte de cima dos dentes, e assim poder alcançar o tecido que está infectado.

Remoção do tecido e limpeza dos canais

Para prevenir que a cárie se espalhe ou que a inflamação da polpa afete outras partes do dente, é necessário remover o tecido infectado. Para isso, o dentista utiliza uma lima. Com essa lima, o dentista raspa e desinfeta os pequenos canais da polpa, com o objetivo de retirar todo o tecido infectado da polpa e parar o avanço da cárie.

Restauração

A última parte do tratamento de canal é a restauração.  Nela, o dentista preenche o espaço criado pela retirada de tecido com resina ou com uma prótese recriando assim o formato original do dente e evitando a entrada de mais bactérias.   

 

Todos os planos da OdontoPrev dão direito à tratamento de canal. Acesse e saiba mais sobre os diferentes planos que a OdontoPrev oferece para você e sua família.