Tratamento de Canal

Por Odonto em 31 de Julho de 2017
tratamento de canal

Um dos grandes tabus na hora de falar de cuidados dentais é o tratamento de canal. Temido por muitos, o tratamento de canal é um procedimento que busca reparar e tentar salvar dentes que já estejam muito prejudicados. Mesmo assim, ao contrário do que muitos pensam, o tratamento de canal pode ser um procedimento tranquilo.

O tratamento de canal é o procedimento usado para tratar cáries que estejam em estágio avançado, ou seja, que tenham alcançado a parte mais interna dos dentes, mais especificamente a região da polpa.

A polpa é um tecido aonde estão os nervos e vasos sanguíneos dos dentes e no caso de que existam cáries, bactérias podem penetrar os canais e chegar até a raiz dos dentes. Traumas graves e lesões que exponham a polpa também podem gerar a necessidade de um tratamento de canal.

 

Tratamento de canal dói?

Antigamente, tratamentos de canal eram famosos por serem trabalhosos e causarem grandes dores aos pacientes durante e após o tratamento.  Hoje em dia, a endodontia, área que cuida de procedimentos na parte interna do dente, usa técnicas muito mais avançadas e menos agressivas para fazer o tratamento de canal, preservando assim o dente e também o paciente.

Hoje em dia, o tratamento de canal é feito com anestesia local e  pode ser realizado também com o auxílio de aparelhos de microscopia, que têm muito mais precisão na hora de acessar a área infectada e de desobstruir os canais internos do dente.

 

Alternativas para o tratamento de canal

O tratamento de canal é ainda uma das melhores alternativas para casos mais graves de cáries ou traumas. Isso porque, na maioria dos casos, a única alternativa viável para solucionar esses problemas e evitar que afetem outros dentes é a extração do dente, procedimento que a maioria dos dentistas prefere evitar, já que se trata de um processo muito mais agressivo e trabalhoso para o paciente.

 

Sintomas que podem indicar a necessidade de um tratamento de canal:

 

- Fortes dores de dente

- Dores na mandíbula e no maxilar

- Sensibilidade a temperaturas quentes e frias

- Sensibilidade ao mastigar

- Sensação de latejo

- Inchaço no rosto, pescoço ou cabeça

 

Todos os planos da OdontoPrev dão direito à tratamento de canal. Acesse e saiba mais sobre os diferentes planos que a OdontoPrev oferece para você e sua família.