Próteses dentárias: quais são os tipos e como funcionam

Por Odonto em 31 de Julho de 2017
prótese dentária

As próteses dentárias são soluções feitas nas medidas para aquelas pessoas que tiveram algum problema e precisam repor algum dente que foi extraído, que não tenha nascido ou até tenha se quebrado. Para isso, existem diferentes tipos de prótese dentária que se adaptam às necessidades específicas de cada paciente.

 

Prótese fixa

A prótese fixa é recomendada para quem perdeu algum dente, mas ainda tem outros dentes próximos e em boa condição. Neste tipo de prótese são utilizadas estruturas chamadas pontes que são anexadas aos dentes do lado da prótese. É por isso que este tipo de prótese também é chamado de “ponte” ou “coroa”.

O lado ruim é que para prender essas pontes é necessário que se faça um desgaste desses dentes, mas esse tipo de prótese tem uma grande vantagem estética em relação às próteses removíveis, já que dá a aparência de um dente normal.

 

Prótese Parcialmente Removível

As próteses parcialmente removíveis utilizam uma espécie de grampos e conectores para firmar a prótese na boca.

Geralmente, este tipo de prótese é recomendado para pacientes que ainda tem um número alto de dentes.  A vantagem é que nesta opção de tratamento não é necessário desgastar os dentes para encaixar a prótese.

 

Prótese Removível

A prótese removível é também conhecida como dentadura. Sim, a boa e velha dentadura. Ela pode substituir um ou mais dentes é retirada pelo paciente para comer, dormir e também para que seja feita a limpeza.

Como lado bom, a prótese removível é um tratamento mais simples, sem a necessidade de cirurgia ou da colocação de estruturas fixas nos dentes. Por outro lado, a dentadura pode trazer prejuízos para os movimentos da boca e para os dentes, justamente por se mexer dentro da boca.

 

Aqui na OdontoPrev você encontra o Plano Dental Vip que tem a cobertura de aparelho estético e muito mais!

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.