O que são ATM e DTM?

Por Odontoprev em 04 de Agosto de 2017
o que é atm e dtm

Muitas vezes, quem tem dores de cabeça não sabe, mas essas dores podem estar sendo causadas por um problema na mandíbula. Na verdade, um problema na ATM“ATM” é a sigla para Articulação Temporomandibular, a articulação que liga nossa mandíbula ao crânio. A ATM é uma das articulações mais complexas do corpo humano e responsável por todos os movimentos do maxilar inferior (mandíbula).

Problemas na ATM geralmente apresentam diferentes sintomas que incluem fortes dores de cabeça, similares a uma enxaqueca, dores de ouvido e atrás dos olhos, dores e dificuldade ao fazer movimentos mais bruscos com a boca, flacidez dos músculos da mandíbula e mandíbulas que travam ou saem do lugar.

Todos esses problemas são classificados normalmente como DTM: Disfunção da articulação Temporomandibular. A DTM tem como uma das principais causas o estresse e a ansiedade, e por isso também está diretamente ligada ao bruxismo, hábito de ranger os dentes. Lesões na cabeça, no pescoço e nos maxilares, má oclusão e encaixe ruim dos dentes e doenças como artrite também podem ser causadoras da DTM.

A DTM não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. Entre os fatores importantes para controlar a DTM estão reduzir o estresse, relaxar os músculos e evitar o hábito de ranger os dentes.

O essencial é procurar um dentista especializado no assunto, mas somente isso pode não resolver o problema. Como a DTM é um problema causado por muito fatores, incluindo fatores físicos e psicológicos, e por isso pode ser necessário um tratamento multidisciplinar, envolvendo não só um dentista, mas possivelmente também psicólogos, fisioterapeutas e otorrinolaringologistas. 

 

Aqui na OdontoPrev você encontra o plano perfeito para cuidar de você e da saúde da sua família. Não fique desprotegido, acesse e conheça os planos que a OdontoPrev oferece.