Kit de Higiêne

Por Odontoprev em 31 de Julho de 2020
higienebucal

Escova de dente

Alguns fatores devem ser considerados na hora da escolha da escova.

1 – Escolha escovas de cerda macias e pontas arredondadas. Elas são mais eficientes na remoção da placa bacteriana e restos de alimentos. Além disso, são mais suaves e não estragam os dentes ou machucam a gengiva.

2 – Escovas com cabeças pequenas atingem mais facilmente todas as áreas da boca, principalmente os dentes do fundo, de difícil acesso.

3 – Cabos retos proporcionam melhor apoio.

4 – A troca de escova deve acontecer em média a cada 3 meses, ou quando as cerdas começarem a abrir. Recomenda-se, também, fazer a troca após gripes e resfriados.

 

Creme dental

Para adultos, o creme dental deve conter flúor na concentração acima de 1000 ppm, para auxiliar no combate às cáries. Caso você tenha alguma alteração bucal ou alergia, por exemplo, consulte o dentista para saber qual é a opção mais adequada.

 

Fio dental

O uso do fio dental é essencial para remover restos de alimentos e placa bacteriana de lugares que não são alcançados pela escova de dentes. A diferença entre fita e fio é a espessura e a escolha adequada vai de acordo com o tamanho dos espaços entre os dentes.

 

Enxaguante bucal

O uso do enxaguante na nossa higiene diária não é obrigatório. Ele não substitui a escova e o fio dental, mas pode ser um complemento na limpeza, ajudando na prevenção de cáries e mau hálito, combatendo a placa bacteriana. Enxaguantes bucais contendo gluconato de clorexidina devem ser utilizados somente sob orientação do cirurgião-dentista.

 

Lembrando que essas dicas valem apenas para adultos. Para itens de higiene bucais infantis, consulte um Odontopediatra.