Fio dental: para que serve e como usar

Por Odonto em 04 de Agosto de 2017
fio dental

Escovar os dentes é algo que todos nós aprendemos desde pequenos a fazer pelo menos três vezes por dia. Mas o que muitas vezes esquecemos é que a nossa higiene bucal não fica completa somente com a escovação. Existem outras ferramentas que nos ajudam a cuidar da nossa boca diariamente e a principal delas é o fio dental.

Benefícios do fio dental

O fio dental é essencial na limpeza diária da boca porque, além de ajudar a eliminar a placa, chega em áreas de difícil acesso que a escova não consegue alcançar, principalmente entre os dentes e abaixo da linha das gengivas.

É assim que o uso do fio dental colabora para evitar uma série de doenças e problemas bucais, entre eles gengivite, periodontite e perda óssea, além de cáries e de mau hálito.

Tipos de fio dental

No entanto, existem diferentes tipos de fio dental. Os principais são os com fio de múltiplos filamentos e os de filamento único, sendo os primeiros os mais tradicionais e os segundos os mais resistentes e recomendados para quem tem algum tipo de apinhamento ou dentes mais apertados.

Além disso, existem fios com cera e com sabor e também fios com ação clareadora. Para quem usa aparelho ortodôntico, o fio é essencial para evitar o acúmulo de restos de alimentos entre os bráquetes e os dentes. Caso tenha dificuldade, o paciente também pode utilizar o “passa fio”, uma ponteira de plástico com o formato de uma agulha e que serve para facilitar a passagem do fio. 

Como usar o fio dental

O paciente dever escolher o tipo de fio com o qual se sinta mais cômodo, mas que não deixe de usar o fio frequentemente de maneira alguma. O ideal é que ele faça a higienização com o fio dental pelo menos uma vez ao dia, cuidadosamente, passando ao redor da base de cada dente, entre os dentes e dentro da gengiva, deslizando o fio lentamente de cima para baixo.

 

Aqui na OdontoPrev você encontra o Plano Dental Bem-Estar que oferece limpeza, restauração, tratamentos de gengiva e muito mais.

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.