Erosão dentária: o que é e como tratar

Por Odonto em 26 de Julho de 2017
erosao dentaria

Vamos falar sobre um problema pouco comentado: a erosão dentária. Nas últimas décadas, a população mundial tem mudando seus hábitos alimentares e, como consequência disso, o que também mudou foram os problemas de saúde que essa população enfrenta. Um dos problemas bucais que têm sido visto com maior frequência nos últimos anos é a erosão dentária.

A erosão dentária é o desgaste do esmalte dos dentes provocado pelo contato excessivo com substâncias ácidas. Com o aumento do consumo de produtos industrializados, principalmente açúcar refinado, refrigerantes e sucos, que se transformam em ácidos, o número de pessoas que sofre com a erosão dentária tem aumentado cada vez mais.

Ainda assim, esse é apenas um dos tipos de erosão dentária. Esse desgaste causado por alimentos e líquidos ingeridos é chamado de erosão extrínseca. Mas também existe a erosão dentária intrínseca, quando o desgaste do esmalte é causado pelo ácido gástrico, que entra em contato com os dentes devido a problemas médicos e psicológicos, como refluxo gástrico, anorexia e bulimia.

Independente do tipo de erosão dentária, o grande problema é que o desgaste do esmalte deixa vulnerável a dentina, camada interna do dente. Ou seja, a erosão dentária torna os dentes mais susceptíveis a cáries, infecções e inflamações, assim como também causa um grande prejuízo para a estrutura bucal.

 

Sintomas

Os principais sintomas da erosão dentária estão diretamente ligados ao desgaste do esmalte dentário. Entre eles estão:

 

Hipersensibilidade dentária

  • Transparência nas pontas dos dentes

  • Descoloração dos dentes

  • Fissuras e rachaduras nos dentes

 

Tratamento

O primeiro passo para tratar a erosão dentária é diminuir ao máximo a ingestão de substâncias ácidas no caso da erosão extrínseca e tratar também diretamente os problemas que possam ser responsáveis pela erosão intrínseca.

Por incrível que pareça, o chiclete sem açúcar também pode ajudar a aumentar a produção de saliva da boca e eliminar o excesso de ácido.

 

Aqui na OdontoPrev você encontra o Plano Dental Bem-Estar que oferece limpeza, restauração, tratamentos, diagnósticos e muito mais.

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.