Dor de dente: principais causas e tratamentos

Por Odonto em 28 de Julho de 2017
dor de dente

A dor de dente é um dos problemas mais comuns e que afeta todo tipo de pessoas em seu dia a dia.  Mas quais são os motivos de uma pessoa ter dor de dente?

 

Confira abaixo as principais causas da dor de dente:

 

Cáries

As cáries são as maiores causadoras de dor de dente. Isso porque, em grande parte dos casos, as pessoas acabam descobrindo que têm alguma cárie justamente ao começarem a sentir dores.

O que acontece é que a cárie é uma cavidade, um buraco, que as bactérias vão cavando nas camadas externas dos dentes, esmalte e dentina. Quando a cárie já está mais avançada, ela penetra na polpa do dente, onde ficam os nervos e terminações nervosas, e é aí que sentimos dor de dente.

 

Sensibilidade

Outra das maiores causas de dor de dente é com certeza o desgaste do esmalte dentário, tenha ele sido causado por traumas, erosão dentária, ou qualquer outro motivo.

 

Isso porque com o desgaste do esmalte, camada que protege a parte interna do dente, a dentina fica exposta e então qualquer coisa que entra em contato com os dentes fica muito mais próxima das terminações nervosas da polpa dentária, aumentando assim a sensibilidade do dente, principalmente a temperaturas muito frias ou muito quentes e aos choques mais fortes.

 

Problemas da gengiva

Problemas de má higienização estão diretamente ligados à dor de dente. Isso fica claro também no caso da gengivite e de outros problemas de gengiva.  

 

Causada principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana, a gengivite é a inflamação da gengiva em primeiro estágio. Se essa inflamação avançar, ela pode gerar uma retração na gengiva e expor parte da raiz do dente, região que é muito sensível à altas e baixas temperaturas e também à substâncias muito ácidas.

 

Além de uma retração, a gengivite também pode evoluir para uma periodontite, onde parte do osso começa a ser reabsorvida, criando um espaço entre o osso e o dente, chamado de bolsa periodontal, que costuma inflamar e também contaminam a polpa do dente afetando diretamente os nervos e causando fortes dores de dente.

 

Essas bolsas podem infeccionar e gerar abcessos dentários, infecções na raiz dos dentes que formam até bolsas de pus, inflamam gravemente e também causam dor intensa.

 

Bruxismo

O hábito de ranger os dentes também costuma ser um fator causador da dor de dente. Causado geralmente por estresse ou problemas de encaixe dos dentes, o bruxismo cria uma forte pressão entre os dentes de cima e de baixo, causando assim as dores de dente, além de desgaste e até fraturas nos dentes.

 

A dor de dente também pode vir da forte tensão que o bruxismo causa sobre a articulação da mandíbula. A além dos dentes, essa tensão elevada da articulação também costuma causar fortes dores de cabeça. 

 

Dentes do siso

Chamada pelos dentistas de pericoronarite, a inflamação causada pelos dentes do siso também costuma causar dor de dente. Isso porque o mau posicionamento dos sisos ou a própria falta de espaço na boca para comportá-los são fatores que ajudam a fazer pressão sobre os ossos maxilares, a gengiva e também sobre os outros dentes, causando dores e inflamação dos tecidos.

 

Aqui na OdontoPrev você encontra o Plano Dental Bem-Estar que oferece limpeza, restauração, tratamentos de gengiva e muito mais.

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.