Doenças que podem apresentar sintomas na boca

Por Odonto em 04 de Agosto de 2017
doenças com sintomas na boca

A boca é uma das portas de entrada do corpo humano, onde todos os alimentos necessários para a nossa sobrevivência entram para depois serem digeridos e terem seus nutrientes, vitaminas e outras propriedades distribuídas por todo o corpo.

É por esse e outros motivos que a boca também pode servir como um termômetro e indicar possíveis doenças e problemas em outras partes do corpo.

Veja abaixo algumas das doenças que podem ser descobertas ficando de olho na sua boca:

Anemia

Mudanças na língua podem ser uma indicação de que uma pessoa sofre de anemia, já que nesses casos a língua sofre o chamado despapilamento, ficando com aspecto liso, brilhante e seco. 

Sífilis

A sífilis é mais uma doença sexualmente transmissível que pode se manifestar na boca por meio de pequenas lesões granulosas na parte interna que, na verdade são pequenos tumores com feridas que demoram a cicatrizar.

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer no sistema sanguíneo, mas que pode apresentar sintomas na boca. Entre esses sintomas estão o inchaço e o sangramento espontâneo da gengiva e também a aparição de úlceras na mucosa da parte interna da boca, chegando inclusive até a apresentar áreas necrosadas.

HPV

O câncer no colo do útero é outra grave doença que pode ser transmitida para a boca via relação sexual. Seus sintomas são claros: pequenas verrugas que aparecem e podem evoluir para se transformar em um cancro.

Doenças autoimunes

O lúpus é uma doença autoimune e sem cura, conhecida por formar feridas manchas avermelhadas na pele. Os mesmos sintomas se manifestam na boca, podendo aparecer como pequenas úlceras abertas, causando dor e incômodo ao paciente.

 

Aqui na OdontoPrev você encontra diversas opções para cuidar da saúde da sua boca e evitar muitas doenças. Com o Plano Dental Bem-Estar você tem acesso a limpeza, restauração, tratamentos de gengiva e muito mais.

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.