Dentes do siso: por que precisamos extraí-los

Por Odonto em 28 de Julho de 2017
dentes do siso

Dentes do siso são os últimos dentes de cada lado dos maxilares e também um caso curioso da fisiologia humana.

 

Muita gente se pergunta: por que muitas vezes é necessário retirar os dentes do siso?

A resposta é simples: os dentes do siso são os últimos dentes a nascer e por isso, na maioria dos casos, nossa boca não tem espaço suficiente para acomodá-los.

Isso faz com que muitas vezes os dentes do siso fiquem presos embaixo da gengiva, pressionando outros dentes ou até o osso, causando assim dor e inchaço.

 

A origem dos dentes do siso

O que poucas gente sabe é que os dentes do siso têm como função original manter uma mastigação mais eficiente. Esse era um recurso que nosso corpo desenvolvia para compensar a perda de outros dentes.

Com os avanços da odontologia, as pessoas passaram a fazer uma melhor higienização da boca e a perda de dentes por cáries ou acúmulo de placa bacteriana foi diminuindo. Assim, os dentes do siso perderam a sua utilidade com o tempo.

 

Todo mundo precisa tirar os dentes do siso?

Não necessariamente. Os dentes do siso nascem de maneira diferente em cada caso. Pode ser que os dentes nasçam de uma forma correta e caibam na boca e não interfiram no espaço dos outros dentes.  

De qualquer maneira, pelo fato de estarem no fundo da boca e muitas vezes encobertos pela parte interna da bochecha, os dentes do siso costumam ser difíceis de escovar e higienizar e por isso podem acumular restos de alimentos e causar cáries e acúmulo de placa.

Dessa forma, muitas vezes é recomendável a extração dos dentes do siso mesmo para casos em que eles estejam na posição correta.

 

Quando extrair os dentes do siso?

A idade ideal para extrair os dentes do siso é entre os 16 e os 20 anos de idade.

É nesse intervalo que a maioria das pessoas já substituiu todos os dentes de leite e as raízes dos dentes permanentes ainda não se desenvolveram completamente. Assim, é possível evitar complicações e a extração dos dentes do siso fica mais fácil.

Onde retirar

A extração de dentes do siso é um procedimento fundamental para a saúde bucal e uma das coberturas básicas de todos os planos odontológicos que a OdontoPrev oferece como no Plano Dental Bem-Estar que oferece a extração de dente do siso, limpeza, restauração e muito mais.

 

Quer saber qual plano se encaixa melhor nas suas necessidades?

Clique aqui e encontre um plano na sua medida.