Cáries ocultas: o que é e quais são os sintomas

Por Odonto em 04 de Agosto de 2017
caries ocultas

Desde crianças, o conselho que mais ouvimos quando o tema é saúde bucal é “escove bem os dentes para não ter cáries”. Mas a questão é que no fundo, a prevenção contra as cáries não é tão simples assim. Existem diferentes casos, incluindo um tipo de cárie bem difícil de detectar: a cárie oculta.

O que é?

A cárie oculta é o tipo de cárie que não consegue ser detectado a olho nu e nem no exame intrabucal inicial feito pelo dentista. Por isso é sempre essencial que seja feita uma radiografia de tempos em tempos para detectar esse e outro tipo de problemas.

Por ser mais difícil de detectar, a cárie oculta muitas vezes é encontrada já em estágios mais avançados. Por isso, é possível que a cárie oculta também seja detectada pela mudança na pigmentação do dente, que acontece pela infecção da dentina ou da polpa, as camadas mais internas do dente, e que representa já um caso grave e o comprometimento de parte do dente.

Como acontece

A cárie oculta pode acontecer sem o desgaste do esmalte dentário, já que mesmo nesse caso as bactérias podem penetrar o dente seja por defeitos estruturais no mesmo ou por fissuras na parte superior do dente, chamada de superfície oclusal.

Tratamento

O tratamento para as cáries ocultas é o mesmo que no caso das cáries normais, dependendo do grau de comprometimento do dente e do avanço da cárie. O mais comum é a restauração, mas em casos mais graves onde a polpa do dente já foi afetada, pode ser necessário um tratamento de canal.

 

Aqui na OdontoPrev você encontra o Plano Dental Bem-Estar que oferece limpeza, restauração, tratamentos de cáries e muito mais.

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.