Alimentos que prejudicam os dentes

Por Odonto em 28 de Julho de 2017
alimentos que prejudicam os dentes

O jeito mais fácil de alguém proteger sua saúde bucal e seus dentes é fazer uma boa higienização e visitar regularmente o dentista. Mesmo assim, existem também outras precauções que podem tomar para evitar colocar em risco nossa saúde bucal, entre elas, ficar de olho em alguns alimentos que podem prejudicar os dentes:

 

Confira a lista de alguns alimentos com os quais é bom tomar cuidado quando o assunto é saúde bucal:

Café e chás

Tanto os chás quanto o café possuem fortes corantes naturais que podem ao longo do tempo e com o consumo excessivo, manchar nossos dentes. No entanto, podem ser consumidos normalmente de maneira moderada e de preferência com pouco ou nada de açúcar, já que esse sim é o grande vilão da saúde bucal e ajuda a formar as cáries.

Vinho

O vinho também é outra bebida que contém corantes fortes, principalmente no caso do vinho tinto. Por isso é bom beber água quando se toma vinho, para ajudar a limpar e retirar as partículas pigmentadas do esmalte dos dentes.

Para quem pensa que está livre de problemas ao beber somente vinho branco, é bom também ter cuidado, já que ambos os tipos de vinho são substâncias consideravelmente ácidas e esse ácido também pode corroer o esmalte dental. Por isso, cuidado com o vinho!

Álcool

Além dos corantes do vinho, o álcool desse mesmo vinho e de outras bebidas alcoólicas também é ruim para nossa saúde bucal. Isso porque ele inibe a produção de saliva, ressecando a boca, facilitando a vida das bactérias e podendo inclusive corroer a gengiva, as bochechas e os outros tecidos da boca.

Pães e massas

Pães, massas, cereais e vegetais com muito amido, como batata e mandioca, também podem prejudicar os dentes, já que costumam ficar grudados com mais facilidade entre os dentes e contém altas concentrações de açúcares, caraterísticas propícias para o surgimento de cáries.

Bebidas e alimentos cítricos

Sucos e frutas cítricas, além de molho de tomate, são alimentos que podem fazer mal aos dentes causando erosão do esmalte dentário graças ao seu caráter ácido. Por isso, o ideal é não consumi-los sozinho e, se possível, escovar os dentes logo após o consumo.

Alimentos em conserva, como picles, por exemplo, também podem ter o mesmo efeito por serem conservados com vinagre, substância altamente ácida.

Frutas secas

Frutas secas açucaradas, como passas e damasco, são perigosas para a saúde bucal justamente pela alta concentração de açúcar e por serem mais pegajosas, já que possuem baixo volume de água.

Gelo

Por incrível que pareça, o gelo também pode causar problemas para quem o consome, já que o hábito de mastigar gelo é uma das causas mais comuns de traumas e até fraturas nos dentes.

Castanhas duras como nozes e amêndoas também são grandes vilãs para próteses, implantes, dentaduras e dentes comuns pela sua dureza.

 

Aqui na OdontoPrev você encontra o Plano Dental Bem-Estar que oferece limpeza, restauração, tratamentos de gengiva e muito mais.

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.