Aftas: o que são e como tratar

Por Odonto em 04 de Agosto de 2017
afta

Um dos pequenos problemas bucais mais comuns no nosso dia-a-dia são as aftas. As aftas são pequenas inflamações na parte interna da boca, na língua ou nos lábios que não têm causa certa, mas que podem causar muito incômodo para quem sofre com elas.

As aftas são úlceras bucais geralmente ovais esbranquiçadas ou até amareladas e relativamente limpas, ou seja, não apresentam pus nem outros sinais de infecção como outras lesões bucais.

Apesar de não ter uma causa definida, muitos especialistas acreditam que a aparição de aftas está ligada diretamente a problemas no sistema imunológico. Mas também é sabido que fatores como estresse, alergias, refluxo gástrico, alterações hormonais, deficiência de algumas vitaminas, tabagismo e até fatores genéticos também influenciam.

Por esses tantos motivos, as aftas são muito comuns e estima-se que 1 a cada 5 pessoas sofre recorrentemente de aftas. De qualquer forma, por não se tratar de um vírus, as aftas não são contagiosas, ao contrário de outras lesões bucais, como herpes labial e a candidíase bucal, conhecida popularmente como sapinho.

Geralmente, as aftas têm vida curta, quase sempre desaparecendo entre 7 a 10 dias depois. Aftas que aparecem onde há contato direto e constante com os dentes e alimentos costumam demorar mais para curar. Aftas normais não costumam formar cicatriz, embora exista uma variação chamada de Afta Major, que tem mais de 1 centímetro de diâmetro e é mais profunda e que pode nesse caso deixar cicatrizes.

De qualquer forma, não há um tratamento específico recomendado para eliminar as aftas, mas sim algumas dicas para aliviar a irritação, como o uso de pomadas analgésicas e o bochecho com enxaguantes antissépticos.

Muitas vezes, a ingestão de alimentos muito salgados ou ácidos causa dores e incômodos para quem tem aftas, por isso diminuir a ingestão dessas substâncias também pode aliviar a sensibilidade na área.

 

Aqui na OdontoPrev você encontra o Plano Dental Bem-Estar que oferece limpeza, restauração, tratamentos de gengiva e muito mais.

 

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.